![]() |
| Foto: Reprodução |
No último sábado (20), cerca de 400 voluntários participaram da limpeza da praia, no bairro Porto das Dunas, em Aquiraz. O mutirão percorreu cinco quilômetros da faixa de areia da praia, no trecho entre o Golf Ville e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pacoti. Ao final da ação, foram recolhidos aproximadamente 819,500 kg de resíduos sólidos, como plásticos, embalagens e outros materiais descartados irregularmente.
A iniciativa, promovida pelo Beach Park, fez parte do Clean Up Day, movimento global dedicado à conservação de áreas costeiras e marinhas, realizado anualmente desde 2018 e que une milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta.
Todo o material recolhido será triado e resíduos recicláveis serão destinados para a reciclagem através do Programa Mãos Que Transformam (Programa sócio ambiental que promove a inclusão social de ex-catadores do Aquiraz). “São as pequenas atitudes que, somadas, geram grandes transformações. Foi emocionante ver tanta gente mobilizada pela preservação do nosso litoral. Essa iniciativa reafirma o compromisso coletivo com a sustentabilidade e mostra como o trabalho em conjunto pode trazer resultados significativos para o meio ambiente”, destacou Raissa Bisol, gerente de sustentabilidade do Beach Park.
A ação também marcou o encerramento da quinta edição da Jornada Sustentável do Beach Park, realizada entre os dias 17 e 20 de setembro. A programação reuniu representantes do Comitê de Bacia da Região Metropolitana de Fortaleza (CBH-RMF) para conhecer de perto iniciativas ambientais do destino, como a Central de Resíduos, o Pátio de Compostagem, a Estação de Tratamento de Efluentes e o espaço educativo Mãos à Horta.
Como parte das atividades, no dia 19 foi promovida ainda a requalificação da horta da Escola Maria Façanha, em Aquiraz, reforçando o vínculo com a comunidade local e incentivando práticas de educação ambiental.
“Ter promovido a quinta edição da Jornada Sustentável é motivo de grande satisfação para nós. Cada ano conseguimos envolver mais pessoas, compartilhar conhecimento e ampliar o impacto positivo das nossas ações socioambientais. É gratificante perceber que estamos construindo, junto com a comunidade, um legado de consciência e responsabilidade com o meio ambiente”, concluiu Raissa.
