![]() |
| Foto: Divulgação |
Desta quinta-feira (6) até 15 de novembro, a Praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante, sedia dois importantes eventos esportivos internacionais que prometem movimentar o turismo, a economia e projetar ainda mais o Ceará no cenário mundial dos esportes de vento: o GKA Kite-Surf World Cup (6 a 9/11) e o GKA Freestyle Kite World Cup (12 a 15/11).
As duas etapas fazem parte do circuito oficial da Global Kitesports Association (GKA), entidade reconhecida pela World Sailing, federação internacional de vela. As baterias terão duração de 15 minutos, com intervalo de 2 minutos para transição entre os atletas, garantindo ritmo dinâmico às disputas e máximo aproveitamento das condições de vento e mar.
As competições no Brasil serão decisivas para a definição dos campeões mundiais da temporada 2025, reunindo os melhores atletas da atualidade. A etapa cearense contempla duas das cinco modalidades do circuito global:
Kite Wave (Kite-Surf): modalidade tradicional em que os atletas surfam ondas usando a força do kite (pipa) para ganhar velocidade e executar manobras. É uma das provas mais desafiadoras do circuito, exigindo técnica, resistência e leitura do mar. Esta competição já passou por destinos consagrados como Cabo Verde, Alemanha e Marrocos.
Freestyle: modalidade que prioriza manobras acrobáticas e saltos aéreos. Os atletas são avaliados pela dificuldade, estilo e criatividade de cada movimento, utilizando vento constante e mar relativamente plano para maximizar altura e impacto visual. O Freestyle estreou este ano em Abu Dhabi e agora desembarca na Taíba.
Com ventos constantes, ondas perfeitas e clima estável durante todo o ano, a Praia da Taíba consolidou-se como um dos principais pontos do planeta para a prática do kitesurfe e de outros esportes à vela. Localizada a apenas 70 quilômetros de Fortaleza, o destino mantém sua rusticidade e charme natural, atraindo atletas e turistas do mundo inteiro em busca de experiências autênticas, contato com a natureza e a vibrante cultura cearense.
"A nossa Praia da Taíba respira esporte e é motivo de orgulho sediar o GKA Kite World Cup 2025, a Copa do Mundo de Kitesurf. Além de incentivar a prática esportiva, esse grande evento projeta São Gonçalo do Amarante no cenário internacional, impulsiona o turismo e gera emprego e renda para a nossa população. Desejo muito sucesso a todos os atletas, em especial aos nossos gonçalenses que representam com talento e dedicação o nosso município", destaca o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Professor Marcelão.
Para o secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, o GKA Kite World Cup consolida o estado como referência mundial nos esportes à vela e evidencia o potencial da Taíba e de todo o litoral cearense como destino turístico. “É um evento que movimenta a economia local, atrai visitantes e mostra, para o mundo, a força do turismo esportivo no nosso estado. Para nós, da Secretaria do Turismo, é uma alegria ser parceiro dessa iniciativa que valoriza nossos talentos e reforça a imagem do Ceará como um destino de natureza, esporte e hospitalidade”, destaca o secretário.
O evento contará com uma programação intensa, reunindo competições, apresentações, ativações culturais e atrações para o público durante todos os dias. Como afirma Bill Tassinari, diretor da agência Esporte Arte, organizadora da etapa do mundial no Ceará. “A Taíba vai respirar kitesurfe durante essas duas semanas. Teremos dias de competições emocionantes, atividades culturais, experiências gastronômicas e ações voltadas para o público e para o meio ambiente. É uma celebração do esporte e da energia única que o Ceará tem”, ressalta Tassinari.
A realização do GKA Kite World Cup Taíba 2025 reforça o papel do Ceará como potência global do kitesurfe, destacando o potencial do estado para sediar grandes competições esportivas internacionais e impulsionar o turismo sustentável e esportivo em toda a região litorânea.
