![]() |
| Foto: Reprodução |
A 10ª Copa das Federações de Beach Tennis iniciou nesta terça-feira (18) a sua etapa competitiva, com o primeiro dia de jogos envolvendo atletas das federações de todo o país. As disputas em todas as categorias tomaram conta da arena montada no Aterro da Praia de Iracema e seguem até sábado (22), quando serão definidas as seleções campeãs da maior competição por equipes de beach tennis do mundo.
A arena onde ocorrem os confrontos possui 25 mil metros quadrados de estrutura, incluindo arquibancada para mil pessoas, camarote VIP, ambientes climatizados, acessibilidade, segurança 24 horas e uma área de convivência e sombra de 4.000 m², com opções gastronômicas, serviços e atrações culturais. O espaço está localizado na Av. Historiador Raimundo Girão, 1002.
O torneio reúne mais de 2.300 atletas — 88 competidores por federação — distribuídos em 11 categorias oficiais: Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18, 40+, 50+, 60+, C, B, A e Profissional. Os resultados obtidos por cada equipe contam pontos para o ranking geral, que definirá o estado campeão da edição.
A abertura oficial ocorreu na noite da última segunda-feira (17), em uma solenidade que reuniu representantes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Estiveram presentes a vice-prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar; o secretário municipal de Esporte e Lazer, Anderson Marques Pinheiro; a secretária municipal de Turismo, Denise Carrá; autoridades do Governo do Ceará; dirigentes da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), como o vice-presidente Eduardo Gordilho; e da Federação Cearense de Tênis e Beach Tennis (FCTBT), presidida por Paulo Aragão. A programação também contou com o Congresso Técnico, realizado anteriormente.
Para Thaís Cortez, diretora da FCTBT, a realização do torneio em Fortaleza simboliza o avanço da modalidade no Estado. “O Ceará tem se consolidado como um polo importante para o beach tennis no país. Receber a Copa das Federações pela terceira vez seguida reforça o trabalho desenvolvido e oferece aos atletas e ao público uma oportunidade significativa de participação e acompanhamento de alto nível esportivo”, afirma.
