![]() |
| Foto: Beatriz Boblitz |
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, inaugurou, nesta segunda-feira (22), a segunda unidade terapêutica do Espaço Girassol, na Policlínica Dr. Luiz Carlos Fontenele, no bairro Passaré. O equipamento tem capacidade para realizar até 7 mil atendimentos de crianças e adolescentes de três a 18 anos incompletos. A ação faz parte do Plano Fortaleza Inclusiva, por meio dos Programas Saúde que Cuida e Atenção às Pessoas com Deficiência.
Durante a inauguração, Evandro relembrou que 2025 foi um ano de reestruturação das contas públicas municipais, mas destacou que, mesmo diante das dificuldades, a gestão manteve o compromisso de entregar duas unidades terapêuticas do Espaço Girassol e o Centro de Diagnóstico.
“Nós estamos estruturando e equipando a nossa rede do Espaço Girassol. Este é o nosso terceiro equipamento entregue em um ano que foi muito difícil. No próximo ano, nosso objetivo é inaugurar mais três unidades. Tudo isso para garantir um atendimento de qualidade às famílias que têm crianças e jovens com alguma neurodivergência, com acompanhamento humanizado e especializado”, declarou o prefeito.
Com investimento superior a R$ 3 milhões, a unidade conta com 11 salas, sendo nove destinadas ao acompanhamento terapêutico individual e duas para atendimentos em grupo. A equipe é formada por 43 profissionais. A primeira-dama de Fortaleza e presidente do Comitê de Governança do Plano Fortaleza Inclusiva, Cristiane Leitão, celebrou a ampliação da Rede Girassol.
“A Rede Girassol está realmente ganhando corpo, pois, além dos nossos equipamentos, dos nossos centros de atendimento e do Centro de Diagnóstico, passará a contar com unidades contratualizadas, todas funcionando de acordo com a metodologia que aplicamos aqui”, destacou a primeira-dama.
A secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo, ressaltou a importância da ampliação da capacidade de atendimento da Rede.
“O objetivo é que cada complexo atenda, em média, cerca de 7 mil pacientes. Trata-se de um número expressivo. Nossa intenção é continuar ampliando essa capacidade e, consequentemente, reduzir a fila de espera, por meio da abertura de novos Complexos Girassol, diminuindo o quantitativo de pessoas aguardando atendimento.”
