![]() |
| Foto: Divulgação |
De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Maurício Filizola, o período é estratégico para o setor. “O desconto de janeiro é fundamental para aquecer o comércio neste início de ano, ajudando a renovar estoques e atraindo o consumidor com preços mais acessíveis, mesmo após as despesas típicas do fim de ano”, afirma o dirigente.
O clima de otimismo entre os comerciantes é reflexo direto do bom desempenho do varejo no Natal de 2025. As vendas em shoppings brasileiros alcançaram R$ 6 bilhões entre os dias 19 e 25 de dezembro, segundo dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), elaborado em parceria com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), confirmando a trajetória de crescimento do setor.
No mesmo período, o varejo nacional registrou alta de 2,6% nas vendas totais, enquanto o varejo físico apresentou crescimento de 1,8%. Nos shoppings, o ticket médio chegou a R$ 221,01, avanço de 3,3% em relação ao Natal de 2024. O resultado foi impulsionado principalmente pelos segmentos de bem-estar e beleza, com destaque para cosméticos, que cresceram 11,9%, e para drogarias e farmácias, com alta de 4,0%.
SETORES
Para janeiro, a expectativa é de forte movimentação em setores como livrarias e papelarias, impulsionadas pela demanda por material escolar no período que antecede a volta às aulas. Além disso, segmentos como roupas, calçados, eletrodomésticos e itens para o lar também devem se beneficiar das liquidações.
