![]() |
| Foto: Divulgação |
As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 começam nesta segunda-feira (19). O Instituto Federal do Ceará (IFCE) abre 5.680 vagas em 142 cursos superiores, distribuídas em 31 municípios de todo o Estado: Acaraú, Acopiara, Aracati, Baturité, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Caucaia, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Horizonte, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova, Paracuru, Pecém, Quixadá, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim.
Entre as graduações ofertadas estão Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Gestão Ambiental, Hotelaria, Mecatrônica Industrial, Nutrição, Redes de Computadores, Turismo e Zootecnia. No Sisu 2026, o IFCE é a instituição de ensino superior com maior oferta e capilaridade no Ceará para a formação de professores e, consequentemente, de adesão ao programa Pé-de-Meia das Licenciaturas. São 60 licenciaturas distribuídas em cursos de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, Educação Física, Teatro, Música e Artes Visuais, além de Pedagogia e várias formações em Letras (Português, Espanhol, Inglês e Libras).
Uma das principais novidades do Sisu 2026 é a possibilidade de utilização das notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir deste ano, poderão ser consideradas as pontuações obtidas nos exames de 2023, 2024 e 2025, ampliando as chances de participação dos candidatos no processo seletivo para ingresso no ensino superior público. Além de ter feito o Enem em uma das três edições mais recentes, é preciso que o candidato tenha tirado nota acima de zero na redação e tenha ensino médio completo.
As inscrições seguem exclusivamente pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior até às 23h59 do dia 23 de janeiro. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro.
