![]() |
| Foto: Divulgação |
O Museu da Fotografia (MFF) realiza, neste sábado (24), uma programação especial que reúne experiências que conectam arte, educação, cinema e criação. Entre as atividades, o público poderá participar da prática Da Terra a Cor: Criação e Experimentação em Pigmentos Naturais, acompanhar a abertura da Mostra Internacional de Cinema, realizada em parceria com a Academia Cearense de Cinema, e integrar o Prática e Leitura com Thiago Braga, ação que estimula novos olhares sobre a cidade por meio da fotografia.
Da Terra a Cor convida o público a vivenciar processos de criação com pigmentos naturais, explorando materiais que fazem parte do imaginário e da paisagem brasileira. A experiência envolve pesquisa, experimentação e diálogo sobre modos de produzir cor a partir da terra, prática que vem ganhando relevância no campo das artes visuais por sua dimensão estética, simbólica e ambiental.
Ainda no sábado, o MFF dá início à Mostra Internacional de Cinema, realizada mensalmente em parceria com a Academia Cearense de Cinema. A ação tem como objetivo apresentar ao público longas-metragens produzidos ao redor do mundo, valorizando a diversidade cinematográfica e fomentando debates sobre questões provocadas pelos filmes. A primeira sessão exibirá o clássico italiano “Rocco e Seus Irmãos” (1960), obra de Luchino Visconti que acompanha o drama de uma família que migra para Milão em busca de novas possibilidades e encontra tensões que atravessam relações, desejos e conflitos familiares.
Complementando a programação, o fotógrafo Thiago Braga conduz o "Prática e Leitura, que em janeiro acontece nos dias 24 e 25, das 15h às 17h. No sábado, o percurso será da praia do Náutico ao Mercado dos Peixes; no domingo, o encontro acontece no Museu para leitura e discussão das imagens produzidas.
A atividade é gratuita, livre para todos os públicos e aceita tanto câmera profissional quanto celular como ferramenta de criação.
Com essa programação, o Museu da Fotografia Fortaleza reforça seu compromisso em promover experiências que estimulem a produção artística, o acesso à cultura e o desenvolvimento do olhar crítico, aproximando diferentes linguagens e públicos.
Serviço
Da Terra a Cor: Criação e Experimentação em Pigmentos Naturais
Dia: 24/01
Horário: 15h
Local: Museu da Fotografia Fortaleza (MFF)
Mostra Internacional de Cinema — Sessão de Abertura
Dia: 24/01
Horário: 9h
Local: Museu da Fotografia Fortaleza (MFF)
Inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/mostra-internacional-de-cinema-no-museu-da-fotografia-filme-rocco-e-seus-irmaos-1960/3277406
Prática e Leitura com Thiago Braga
Dias: 24 e 25/01
Horário: 15h às 17h
Dia 24 – Percurso: da praia do Náutico ao Mercado dos Peixes
Dia 25 – Leitura das imagens: Museu da Fotografia Fortaleza (MFF)
Ponto de encontro: Interceptor Oceânico, em frente ao Praiano Hotel (Av. Beira Mar, 2800)
Inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/pratica-e-leitura-de-janeiro-no-museu-da-fotografia/3269067
SOBRE O MUSEU DA FOTOGRAFIA FORTALEZA
Inaugurado em 10 de março de 2017, o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) conta com dois andares de acervo fixo e um dedicado a exposições temporárias.
Com uma equipe de mais de 40 profissionais atuando nos setores de educação, ação social, cultura e administração, o museu garante sua manutenção e realiza atividades que fortalecem a relação com a comunidade e preservam a memória de Fortaleza e do mundo. Atualmente, o museu conta com quatro programas principais, Museu na Comunidade, Museu na Saúde, Museu Acessível e Museu Itinerante, que juntos englobam 12 projetos.
O MFF oferece cursos, oficinas e visitas guiadas, especialmente para a terceira idade, artistas, estudantes e educadores, em parceria com secretarias estaduais e municipais de Cultura, Turismo e Educação.
