Novo ano: veja dicas de planejamento financeiro para 2026

JGM Noticias
0
Foto: Divulgação 


O início de um novo ano significa também reencontro com antigas responsabilidades. Com impostos, despesas remanescentes do período de férias e gastos extras, como materiais escolares, janeiro costuma ser um dos meses mais desafiadores para a organização financeira de pessoas físicas e jurídicas. “É um momento que exige organização, revisão e planejamento para evitar erros que podem se arrastar ao longo de todo o ano”, alerta a gerente operacional da Pilares Contabilidade, Fernanda Vasconcelos.


De acordo com a especialista, empresários devem redobrar a atenção em 2026, uma vez que entrou em vigor a Reforma Tributária, com novas demandas e obrigações a serem cumpridas adicionalmente àquelas já conhecidas. Para pessoas físicas, a gerente lembra das principais cobranças de início de ano, como o IPTU, que normalmente tem pagamento à vista ou da primeira parcela entre janeiro e fevereiro, e o IPVA, que pode ser pago em apenas uma vez com desconto ou com parcelamento.


Vasconcelos, que também é contadora, considera que o primeiro mês do ano também pode ser importante para avaliar as estratégias adotadas no passado e para planejar o futuro. “Análises abordando o faturamento mensal, crescimento real, fluxo de caixa, sazonalidade e carga tributária atual são fundamentais principalmente para o planejamento financeiro das empresas. Isso não deve se limitar apenas a planilhas, mas deve envolver tomada de decisões e previsibilidade”, explica. 


Para 2026, a gerente enxerga boas possibilidades de avanço em áreas ligadas a serviços e tecnologia, bem como acredita que a Reforma Tributária pode abrir espaço para maior eficiência, além de reduzir a concorrência desleal de quem não cumpre corretamente as normas. “No Ceará, acredito que haverá expansão do ambiente de negócios em polos urbanos e regiões em crescimento. Nesses cenários, é possível perceber o aumento da demanda por gestão profissional, tanto contábil quanto financeira”, pontua.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)