Ceará tem condições para chuvas mais abrangentes até sexta (6)

JGM Noticias
0
Foto: Marciel Bezerra


O Ceará deve registrar variação de nebulosidade, temperaturas elevadas e aumento das condições para chuva nos próximos dias, segundo análise da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A tendência é de precipitações mais amplas entre quinta (5) e sexta-feira (6), com possibilidade de eventos de intensidade moderada a forte em diferentes regiões do estado.


Imagem do satélite GOES-19, já indicava nesta quarta-feira (4) céu parcialmente nublado a nublado, com ocorrência de chuva no sul do Sertão Central e Inhamuns e na Ibiapaba. Áreas de instabilidade também foram observadas no sul do Piauí e do Maranhão, influenciando as condições atmosféricas sobre o território cearense.


De forma geral, o tempo no estado deve seguir com céu variando entre parcialmente nublado e nublado, além de calor intenso, com temperaturas que podem chegar aos 38ºC.


A partir de quinta-feira (5), o cenário meteorológico se torna mais favorável à ocorrência de chuvas em todo o estado. Além das áreas que já vinham registrando precipitações, não se descartam volumes mais expressivos também na Jaguaribana, no Litoral de Fortaleza e no Maciço de Baturité. As chuvas previstas podem ocorrer com intensidade moderada a forte em alguns períodos e vir acompanhadas de rajadas de vento.


Segundo a Funceme, as precipitações estão associadas à aproximação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que deve se deslocar de leste para oeste nos próximos dias, posicionando-se próximo ao Ceará. A atuação desse sistema, somada a condições favoráveis em superfície e nos níveis médios da atmosfera, contribui para a formação de áreas de instabilidade. Fatores locais, como temperatura, umidade e relevo, também reforçam a ocorrência das chuvas. Além disso, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) — principal sistema indutor de chuvas durante a quadra chuvosa no estado — está posicionada entre a linha do Equador e 2°N, favorecendo o padrão observado.


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)