![]() |
| Foto: Divulgação |
Fortaleza recebe a turnê nacional de Tom Jobim Musical, espetáculo que celebra a trajetória de um dos maiores nomes da música brasileira. As apresentações acontecem nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º de março, no Cineteatro São Luiz.
Com texto de Nelson Motta e Pedro Brício e direção de João Fonseca, responsável por sucessos como os musicais de Tim Maia, Cazuza, Cássia Eller e Djavan, a montagem já conquistou números expressivos em suas temporadas anteriores: público total de 128.117 pessoas e 12 indicações a prêmios, consolidando-se como uma das maiores produções do teatro musical brasileiro recente.
Estrelado por Elton Towersey no papel de Tom Jobim e Leopoldo Pacheco como Vinicius de Moraes, o espetáculo transporta o público para o Rio de Janeiro das décadas de 1950 e 1960. A narrativa acompanha a trajetória de Antônio Carlos Jobim desde a juventude em Ipanema até a consagração internacional da Bossa Nova, incluindo o histórico concerto no Carnegie Hall, em Nova York.
A montagem destaca a parceria fundamental com Vinicius de Moraes e João Gilberto e homenageia figuras icônicas como Elis Regina, Jair Rodrigues, Frank Sinatra, Elza Soares e Dolores Duran. Em cena, 19 atores e 9 músicos conduzem o público por clássicos eternos como “Garota de Ipanema”, “Chega de Saudade”, “Águas de Março” e “Wave”.
“A parte mais difícil de transformar sua vida e obra em um musical de teatro foi lidar com a qualidade de suas músicas: como escolher apenas 30? O certo é que nenhum musical da Broadway teve, tem ou terá um score musical à altura do maestro soberano Tom Jobim”, afirma Nelson Motta, coautor do espetáculo.
Para o diretor João Fonseca, a essência do espetáculo está na celebração: “Uma peça sobre Tom só pode ser uma celebração sobre a música, o amor, a natureza e sobre o Brasil. A música de Tom é a protagonista do espetáculo, mas o homem bonito e charmoso também está lá”.
