![]() |
| Foto: Divulgação |
Após enorme sucesso na abertura da temporada 2026, com a Sala Brass Big Band, lotando o Banco do Nordeste Cultural, o projeto Jazz em Cena dá continuidade a seu 11o. ano de atividades com um show especialíssimo: Juliana Barreto e Grupo - "Feminina". O show acontece no sábado, 7/2, às 20h, no Banco do Nordeste Cultural, localizado na Rua Conde D´Eu, 560, Centro. A entrada é franca, com o público devendo retirar ingressos na plataforma Outgo. Recomenda-se garantir lugar, retirando os ingressos o quanto antes, pois os lugares são limitados. No momento do show haverá também lista de espera, para possíveis lugares remanescentes.
Juliana Barreto é uma das principais cantoras da cena cearense atualmente, dedicando-se especialmente ao jazz e à música brasileira de influência jazzística. Com 12 anos de carreira, vem se destacando cada vez mais em diversos espaços e projetos.
No show “Feminina”, apresentará canções brasileiras influenciadas pelo jazz e imortalizadas por intérpretes como Elis Regina, Tânia Maria, Nana Caymmi, Joyce Moreno, Sandra de Sá, Gal Costa e Maria Bethânia. Com arranjos com espaço para a improvisação, bem ao modo do jazz, em espaço generoso para todos os músicos: cantora e instrumentistas.
Ela estará ao lado de Thiago Rocha (saxofone, flauta, direção musical), Tito Freitas (piano), Ricardo Abreu (trompete), Ezequiel Ribeiro (contrabaixo), Isaac Santos (bateria), tendo como convidado especial Luan Bastos (voz e violão).
Juliana Barreto já se apresentou no Theatro José de Alencar, no Cineteatro São Luiz, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e em espaços da rede privada, como p Teatro RioMar Fortaleza.
Egressa da Escola de Canto Maninha Motta, a artista tem como diferencial suas interpretações, marcantes e emotivas, amadurecidas em inúmeras apresentações, incluindo shows a capella, despertando a curiosidade e o encantamento do público.
Juliana também realizou uma série de gravações na Casa de Vovó Dedé — uma importante instituição de fomento à arte, que promove artistas por meio da produção de materiais audiovisuais e fotográficos. Em quatro especiais audiovisuais gravados na Casa, contemplou repertórios que foram da bossa nova a uma homenagem à cantora britânica Sade.
Também participou do tradicional concerto anual promovido pela instituição, a Cantata da Esperança, celebrando a arte e a emoção em um espetáculo coletivo com coral e orquestra, no Theatro José de Alencar.
Mais sobre o Jazz em Cena
O projeto Jazz em Cena promove mensalmente espetáculos de música jazz ou influenciada pelo jazz, sempre no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, com entrada franca. A iniciativa concretiza o sonho de uma temporada permanente de jazz em Fortaleza e procura contribuir para a valorização e a visibilidade dos músicos e músicas do Ceará, abrindo espaço para que possam tocar com liberdade, escolhendo temas ou artistas ou discos homenageados para cada show, além dos trabalhos autorais.
Em 2025 o projeto celebrou 10 anos, tendo contribuído para a apresentação de mais de 200 shows, considerando os momentos em que foram realizadas mais de uma apresentação por mês. A grande maioria dos shows foi especialmente concebida para o projeto, idealizado e dirigido por Dalwton Moura e Lucas Benedecti. O projeto também realizou shows em outros espaços, sob apoio do Jazz em Cena, em parcerias para fortalecer nossa música.
Em ocasiões especiais, o projeto Jazz em Cena trouxe a Fortaleza artistas como Chico Pinheiro, Arismar do Espírito Santo, Osmar Milito, Zé Luiz Mazziotti, Mike del Ferro e Maurício Einhorn, sempre convidando esses nomes de outros estados a subir ao palco ao lado de grandes músicos do Ceará.
