Foto: Divulgação/MPCE |
Olhar para os espaços da cidade de Fortaleza e se perguntar “quando, como e por quem esses espaços foram construídos?” é até comum, mas as respostas são complexas. A partir dessa reflexão, surge a exposição fotográfica “Fortaleza Antiga”, promovida pelo Ministério Público do Estado do Ceará. Com registros inéditos, a mostra começa nesta sexta-feoira (12) e segue aberta ao público até 13 de maio na sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza, no bairro Luciano Cavalcante.
A mostra revela um passado pouco conhecido de Fortaleza e faz o expectador viajar no tempo por acontecimentos e pela memória da cidade que, no dia 13 de abril, completa 298 anos. Na exposição, é possível conhecer sobre o desenvolvimento urbano da capital, com fotografias que datam dos séculos XIX e XX, como imagens do Passeio Público de Fortaleza, do Cine Teatro São Luiz na noite da inauguração e fotografias que documentam o funcionamento do transporte público urbano e do sistema de abastecimento de água do município.
“Fortaleza Antiga”, portanto, é um passeio entre a descoberta e a história de uma cidade em constante construção e reinvenção. A mostra é organizada pelo Departamento de Memória Institucional e Cultura do MP do Ceará, e a curadoria é do Museu da Fotografia de Fortaleza. A visitação pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.