Foto: Ares Soares |
A Universidade de Fortaleza (Unifor), realiza no dia 8 de agosto, um bate-papo com o filho do renomado pintor brasileiro Candido Portinari, sobre os icônicos painéis “Guerra” e “Paz”. João Candido Portinari abordará ainda detalhes sobre a vida do pai e sua produção artística, com foco nas obras presentes na exposição “Centelhas em Movimento - Coleção Igor Queiroz Barroso”. Guerra e Paz em Diálogo acontecerá às 9h30, no Núcleo Diálogos do Espaço Cultural Unifor. O evento é gratuito e aberto ao público.
“O evento reflete o compromisso da Universidade de Fortaleza em promover a arte e a cultura, oferecendo ao público a chance de interagir com figuras importantes do cenário artístico. A iniciativa busca não apenas celebrar a obra de Candido Portinari, mas também incentivar o diálogo e a apreciação crítica da arte entre os visitantes”, reforça a professora Adriana Helena, Vice-Reitora de Extensão da Unifor.
Promovida pela Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (Virex), por meio da Divisão de Arte e Cultura, a iniciativa é inspirada no projeto "Centelhas em Diálogo", idealizado com o objetivo de enriquecer a experiência cultural e educativa dos participantes. Realizado entre abril e junho, o projeto reuniu quinzenalmente, às quintas-feiras, curadores e pesquisadores em artes visuais no Espaço Cultural Unifor para apresentar e discutir a vida e obra de artistas da exposição “Centelhas em Movimento – Coleção Igor Queiroz Barroso”, permitindo que as obras fossem apreciadas e compreendidas em maior profundidade.
A realização de iniciativas como esta destaca a importância da arte na formação cultural e educacional, reafirmando a missão da Unifor de ser um centro de excelência acadêmica e também cultural. Ao proporcionar esses bate-papos, a universidade fortalece sua posição como promotora de conhecimento e cultura, contribuindo para a valorização e difusão das artes visuais.