Foto: Divulgação |
O prefeito reeleito de Santa Quitéria, José Braga Barrozo, conhecido como Braguinha, foi preso nesta quarta-feira (1º), momentos antes da posse. Ele foi preso em uma operação da Polícia Federal e da Polícia Civil.
De acordo com a polícia, Braguinha é investigado por um suposto envolvimento com uma facção criminosa do Rio de Janeiro. Funcionários da prefeitura teriam levado carros para traficantes no Rio de Janeiro.
Os 13 vereadores tomaram posse do cargo e Joel Barroso, presidente da Câmara Municipal e filho de Braguinha, poderá assumir o cargo de prefeito até que a investigação seja concluída pela polícia.
Em outubro deste ano, um membro de facção criminosa foi preso em flagrante em Santa Quitéria suspeito de fazer ameaças a eleitores do município para impedí-los de votar em um determinado candidato. Na ação, também foram apreendidos dois aparelhos celulares , em cumprimento a um mandado de busca e apreensão, expedido pela 54ª Zona Eleitoral, a pedido do MP.
De acordo com as investigações do MP, desde agosto, grupos criminosos que atuam na cidade de Santa Quitéria e municípios vizinhos estariam tumultuando e atrapalhando o processo eleitoral ao coagir eleitores expressamente em quem votar e em quem não votar. As ações criminosas também envolviam ameaças, extorsões, pichações e impedimento da realização de eventos de opositores políticos, além da prática de homicídios.