![]() |
Foto: Divulgação |
O palco do Teatro Cuca Pici será tomado pela dança neste sábado (20), às 18h, com a apresentação do projeto BCAD em Cena, que traz ao público a Aula Pública das turmas de ballet do Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações (BCAD) e a adaptação do espetáculo clássico “The Fairy Doll”.
A iniciativa faz parte da manutenção das atividades regulares do grupo e marca um momento de celebração para cerca de 130 crianças, que ao longo do primeiro semestre de 2025 mergulharam nos fundamentos do ballet clássico, da criação coreográfica e do estudo do corpo em movimento sob a orientação da equipe artística e pedagógica formada por Fabiana Lima (coordenação), Alex Silva (assistente de coordenação e professor de dança), Angélica Adrine e Deisiely Sousa (professoras de dança), além do suporte interdisciplinar de profissionais como Tayná Aya (teatro), Darick Silva (música) e Paulo Robson (karatê).
Formação e processo em destaque
A Aula Pública abrirá a programação, reunindo as turmas de Pré-Ballet I e II, além do Ballet Básico I e II. Mais que uma demonstração técnica, o momento propõe compartilhar com o público a vivência das alunas dentro da sala de aula, evidenciando dedicação, disciplina e superação.
“Cada passo estudado foi uma conquista. Essa apresentação é também uma forma de fortalecer a autoestima das crianças e mostrar que a dança é uma poderosa ferramenta de identidade e pertencimento”, afirma a diretora Janne Ruth, que assina a direção geral ao lado de José Hélio Flávio.
O encanto de The Fairy Doll
Em seguida, o público será transportado para um universo lúdico com a adaptação do clássico “The Fairy Doll”, criado em 1888 com música de Josef Bayer e coreografia original de Joseph Hassreiter. O ballet de repertório, repleto de leveza, humor e virtuosismo, se passa em uma loja de brinquedos onde bonecos ganham vida e encantam a plateia com suas histórias dançadas.
A montagem do BCAD promete ressaltar a magia desse clássico austríaco, aproximando crianças e familiares da tradição do ballet.
Sobre o Grupo BCAD
Fundado em 1994 como um espaço de promoção das artes, o BCAD desenvolve um trabalho interdisciplinar que reúne teatro, música, dança moderna e esportes sempre com foco no fortalecimento da autoestima e no protagonismo juvenil. À frente da presidência do grupo está Ruth Arielle, com direção de Janne Ruth e José Hélio Flávio.