Foto: Ricardo Stuckert/PR |
O presidente Lula desembarcou na manhã desta sexta-feira (5), em Juazeiro do Norte e deve seguir para a cidade de Iguatu de helicóptero e sobrevoar o local para ver como está o andamento das obras da Transnordestina.
Essa é a quarta vez que o presidente Lula vem ao Ceará nesse seu terceiro mandato. A última vez, foi em janeiro deste ano quando ele veio lançar o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), na Base Áerea de Fortaleza.
No local do evento em Iguatu tem muitos apoiadores do presidente Lula, mas também tem muitos manifestantes protestando por seus direitos. Como é o caso de servidores do Detran (CE) e professores da rede estadual de ensino. O cerimonial que organiza o evento recolheu os cartazes dos manifestantes.
Ontem (4), no ginásio Aécio de Borba, em Fortaleza, em uma assembleia dos professores, terminou em pancadaria e confusão, pois os professores querian decretar o estado de greve, que era o que já estava acordado com o sindicato que representa a categoria e o presidente do sindicato resolveu não decretar a greve. Uma professora foi agredida por seguranças do sindicato, ela fez um Boletim de Ocorrência em uma delegacia.
Durante a cerimônia Lula assinou a ordem de serviço para a construção do Ramal do Salgado. As águas do Rio São Fransciso vão chegar mais rápido ao Açude Castanhão. O governador Elmano de Freitas presenteou o presidente Lula com uma peça de Espedito Seleiro.
Em seu discurso Lula disse que vai entregar esse trecho da obra da Transnordestina até 2027. Lula também falou sobre as manifestações que ocorreram no local do evento, de estudantes, professores e servidores do Detran (CE). Ele disse que em outros governos os manifestantes não seriam ouvidos. Logo após o evento, Lula embarcou de volta para Brasília.