Atriz Bruna Pessoa lança audiovisual sobre a escola brasileira no YouTube

JGM Noticias
0
Foto: Divulgação 


A atriz e arte-educadora Bruna Pessoa lança, nos dias 1º e 10 de agosto, duas obras audiovisuais, criadas a partir da sua vivência como professora da rede pública de ensino, no canal do YouTube do Coletivo Tempo Aberto. As vídeoperformances integram o projeto H/A (hora-aula) com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio dos editais da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SecultCE) e da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SecultFor).


Os vídeos apresentam um olhar crítico e poético sobre o modelo de ensino das escolas brasileiras e suas estruturas históricas, convidando o público a refletir sobre o que permanece rígido nas práticas educacionais, mesmo diante das transformações sociais e tecnológicas do século XXI.


A primeira obra, a videodança “Hoje, a aula é livre”, mergulha no cotidiano da sala de aula e nos movimentos que ocorrem durante as trocas e convívio entre professores, como os momentos de tédio, euforia ou resistência. Ao questionar os formatos tradicionais da escola, a obra expõe como práticas enrijecidas ainda presentes no cotidiano educacional podem limitar a criatividade e o processo de aprendizagem. Alguns desses questionamentos são referentes aos modelos padrões herdados nas escolas como: as salas com mesas enfileiradas, o uso do uniforme como norma, os toques disciplinares das sirenes e a nota como motivador do saber. A pandemia da Covid-19, que inicialmente apresentou novos formatos e adequação nos modelos de ensino, não gerou mudanças profundas na rede escolar — voltando ao “normal” sem revisão das oportunidades.  


Na sequência, no dia 10 de agosto, será lançada a videoperformance “Hey teacher, deixa os garoto brincá”, um trabalho que desloca as práticas comuns das escolas dos anos 90 para o espaço urbano, recriando cenas que habitam o imaginário coletivo de uma geração. Ao transportar esses rituais escolares para fora do ambiente original, a obra ativa uma memória comum e, ao mesmo tempo, provoca um estranhamento. Esse deslocamento no tempo e no espaço convida o público a revisitar o passado escolar com um olhar crítico, revelando o quanto essas estruturas ainda persistem, questionando sua real função nos processos de ensino e aprendizagem.


“Educar, não é apenas disciplinar. A escola é responsabilidade de todos nós e ela também acontece fora da sua estrutura física. Ela está na troca com a arte, na aula de campo, no espetáculo visto no teatro ou na quadra. E o projeto H/A surge para refletir sobre os corpos que mantêm a escola em funcionamento, suas fragilidades e contradições”, explica a atriz. 


Os produtos, em formato de videodança e videoperformance, não apenas provocam o debate entre professores, gestores, estudantes e profissionais da educação, como também convidam toda a sociedade a repensar, de forma coletiva, o modelo educacional vigente. Comprometido com a ampliação do acesso, o projeto conta com recursos de acessibilidade, como audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Além disso, os vídeos podem ser utilizados com material pedagógico de mediação, disponível gratuitamente para profissionais da educação, mediante solicitação pelo e-mail: tempoabertocoletivo@gmail.com.  


Sobre a artista


Bruna Pessoa é atriz, arte-educadora e produtora cultural com atuação destacada nas artes cênicas, no audiovisual e na performance. Em sua trajetória no teatro, integrou o elenco de mais de dez espetáculos, entre eles VAGABUNDOS (2014), Calígulas (2015), Bando de Pássaros Gordos (2016), Restos Cavam janelas (2017), A Galinha do Papo de Pérolas (2018), Deus Selvagem (2023) e A Liga do Natal (2024), com direção de Moisés Loureiro.


No audiovisual, participou como atriz do longa "Greice” (2024), dirigido por Leonardo Mouramateus, e da série “Se Avexe Não” (2024), com direção de Luciana Vieira e Wislan Esmeraldo, disponível na Netflix Brasil. Também atuou em curtas-metragens como “Apocalypses Repentinos” (2020), de Pedro Henrique Gino, e "Vando, Vulgo Vedita" (2016), de Andréia Pires e Leonardo Mouramateus.


Bruna realiza e produz vídeo performances com enfoque em temas sociais e educacionais. Seu trabalho “150.000” integrou a programação da Mostra CUIA de Artes Cênicas, da Mostra Ateliê Migratório e da exposição virtual “Manas, Minas e Monas”. Sua pesquisa artística parte do teatro para dialogar com a dança, a performance e a arte-educação, explorando a presença do corpo e a relação entre arte e política. 


Serviço

Lançamento das obras “Hoje, a aula é livre” e “Hey teacher, deixa os garoto brincá”, no canal do YouTube do Coletivo Tempo Aberto.

*Datas:* 1º de agosto estreia a Videodança: “Hoje, a aula é livre”; 10 de agosto estreia a Videoperformance: “Hey teacher, deixa os garoto brincá” 

*Local:* canal do YouTube Tempo Aberto: youtube.com/@tempoaberto570 

*Solicitação de material* para mediação de professores e gestores da educação via e-mail: tempoabertocoletivo@gmail.com.

*Mais informações* sobre as ações do Projeto H/A: siga *@projetohoraaula* no Instagram.

Classificação: Livre

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)